Experiências na Quinta

Descubra a Quinta

Venha descobrir centenas de espécies botânicas e muitos animais, num total de 10 mil m² de jardins, hortas e pomares e 50 mil m² de pastagem...

Escolha o seu chá

A qualquer hora do dia pode escolher entre as plantas do jardim o seu chá preferido...

Observe as núvens

A diversidade de nuvens nos céus dos Açores, associada aos cambiantes de luz, constitui um espectáculo fascinante e um espaço de sonho…

Venha ver como vivem as abelhas

Vista um fato de apicultor e abre uma colmeia! Explicamos como vivem as abelhas e terminamos com uma degustação de méis…

Oiça os Cagarros

Entre Março e Outubro, depois de anoitecer e durante a madrugada, pode ficar a ouvir os cagarros, ir ao encontro deles e adormecer ao som das suas vocalizações…

Aviste os barcos que chegam

Entre Março e Agosto, os veleiros que atravessam o Atlântico, vindos da Bermuda ou das Caraíbas passam em frente à nossa casa em direcção ao Porto da Horta.

Caminhe até ao Castelo

Vá a pé, por caminhos de terra e secundários, até ao Morro de Castelo Branco...

Peça um desejo às estrelas

Os céus limpos de ruído luminoso permitem observar as constelações, ver um satélite a mover-se ou surpreender-se com uma estrela cadente a atravessar a via láctea...

Caminhe até as Piscinas Naturais

A partir da Quinta da Meia Eira, é possível fazer um passeio até às piscinas naturais, passando pelo meio da povoação...

Experiências na Ilha do Faial

Trilhos

A Ilha do Faial tem uma oferta fantástica de caminhos pedonais. Na Quinta da Meia Eira pode encomendar lanche para levar! 

Observação de Cetáceos

Observação de Baleias e Golfinhos (e, com sorte, de tartarugas, raias, tubarões e outros). A natação com golfinhos é uma variante também disponível. 

Parque Natural do Faial

O Parque Natural da Ilha do Faial reúne um conjunto de 13 áreas protegidas, com biodiversidade e geologia únicos. Há mais Faial, para além da Caldeira e dos Capelinhos. 

Birdwatching

No Faial é possível avistar diversos tipos de aves. Há vários spots interessantes para observação de aves marinhas e de arribação.

Outras atividades náuticas

No Faial, estão ainda disponíveis actividades como pesca costeira, big game, passeios à vela, etc

A Caldeira

A Caldeira é a principal cratera da ilha do Faial. Para além de poder caminhar em volta, pode descer acompanhado de guia.

Mar, praias e piscinas naturais

O Faial tem inúmeros pontos de acesso ao mar, sejam praias de areia negra ou piscinas naturais. Mergulhe nas águas cristalinas do Atlântico aquecido pela Corrente do Golfo! 

Parques Florestais

Os parques florestais são ideais para uma pausa na natureza. Aqui encontra zona de merendas com churrasqueira, casa de banho e parque infantil.

Jardim Botânico do Faial

É um espaço dedicado à história natural da vegetação dos Açores, à preservação das espécies endémicas e com um grande orquidário.

Outras atividades terrestres

No Faial, estão ainda disponíveis actividades como passeios a cavalo, bicicletas, jeep tours e canyoning

Vulcão dos Capelinhos

É o mais recente pedaço de Portugal, formado durante a erupção de 1957/ 58. A visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos é obrigatória!

A Horta e o seu porto

Ao percorrer a cidade da Horta pode encontrar os vestígios de quase 600 anos da história do Mundo e do encontro de muitos povos.

Mergulho com garrafa no Oceano

Mergulho junto à costa, mergulho offshore, mergulho nocturno, mergulho com tubarões... Desde os peixes mais pequeno aos grandes habitantes dos mares, o difícil é escolher!

Miradouros

São inúmeros os pontos da ilha em que se podem avistar paisagens deslumbrantes com a ilha do Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

Visite outras Ilhas

A partir do Faial e durante todo o ano, é possível visitar de barco as Ilhas vizinhas do Pico (0:25h) e de São Jorge (1:30h).

"Queremos que a sua estada seja o mais perfeita possível e que possa usufruir tranquilamente de tudo o que a Ilha do Faial e a Quinta da Meia Eira oferecem. Por isso, reunimos algumas dicas e sugestões para poder preparar-se para a viagem. Qualquer outra dúvida que tenha, não deixe de nos contactar!"

- Equipa Quinta da Meia Eira

Os Açores têm um clima temperado marítimo, onde faz as 4 estações ao longo do ano… mas também ao longo do dia…
De uma forma geral, nunca é muito frio nem muito quente. No inverno, a temperatura média é de 14ºC e, no verão, de 22ºC, sendo raros os dias de inverno abaixo dos 11ºC, bem como os dias de verão acima dos 28ºC. Mas, num dia que faz 28ºC, pode também fazer 11ºC. O tempo pode mudar muito, não só durante o dia, mas sobretudo durante o percurso. Num lado da ilha pode parecer verão e no outro inverno; nas zonas altas da ilha pode ser bem mais frio ou ventoso do que a baixa altitude. A costa Norte é normalmente um pouco mais seca e fria do que a costa Sul, que apresenta características mais sub-tropicais.
Importantes também no clima açoriano são a elevada humidade do ar e o vento, determinando de forma inesperada as sensações de calor ou de frio.
A possibilidade de chuva é real, especialmente em zonas de maior altitude, quer durante o inverno, quer durante o verão. Mas – acredite – isso não é um problema!

Reserve com antecedência!
Caminhar por vulcões adormecidos, fotografar baleias, nadar com golfinhos, mergulhar na água do mar, observar a vida marinha e as aves do céu, sonhar com as nuvens e arco-íris, pedir desejos às estrelas, deixar-se submergir em experiências botânicas, percorrer caminhos da nossa história de quase 600 anos de povoamento onde se cruzam muitos povos e muitos barcos… são actividades maravilhosas que pode fazer no Faial. No entanto, elas estão condicionadas à disponibilidade, condições atmosféricas e do mar, vontade dos animais e época do ano. Por isso, sugerimos que reserve a experiência com antecedência e mantenha a agenda flexível para o caso de ser preciso alterar alguma actividade. 

A Ilha do Faial não é tão pequena quanto parece. Os transportes públicos colectivos não têm grande cobertura ou frequência, por isso recomendamos que planeie a sua deslocação pela ilha.
Próximo à Quinta da Meia Eira, pode ir a pé ao restaurante, à mercearia, à igreja, ao mar (piscinas naturais) ou percorrer trilhos pedestres.
Para visitar o resto da ilha, pode optar por alugar um carro, agendar com empresa turística ou com táxis, alugar uma scooter (verão) e, para os mais fortes, ir de bicicleta.

Roupas confortáveis e práticas

Ao fazer a mala, lembre-se que está a vir para uma ilha com actividades na Natureza. Escolha roupas práticas para fazer caminhadas, passear de barco, entrar no mar, andar em ruas de calçada ou caminhos de terra ou pedra. No Faial os ambientes são mais informais; mas andar sem camisa na rua é considerado deselegante.


Venha preparado para se molhar


Seja em banhos de mar, nos dias mais quentes, ou em banhos de chuva inesperados, venha preparado para se molhar. Recomendamos que tenha na mala (de viagem e no dia-a-dia na ilha) um fato de banho e um casaco impermeável.


Não precisa de viajar com roupa para 1 mês! 


Se precisar de lavar roupa, quer na Quinta da Meia Eira, quer noutras unidades de alojamento, poderá fazê-lo de forma cómoda.
 

Proteja os seus pés


Uma das grandes atrações do Faial e dos Açores em geral, são os mergulhos em piscinas naturais e portos. Para quem não está acostumado, recomendamos a utilização de sapatos especiais de protecção do tipo Reef Beach Shoes.


Binóculos!


Traga uns binóculos para avistar barcos, baleias e aves…

Na Quinta da Meia Eira disponibilizamos bicicletas para hóspedes que queiram dar um passeio. Entretanto, se for um ciclista que leva a pedalada a sério, recomendamos o aluguer de bicicletas mais especializadas ou que traga a sua (na Azores Airlines o transporte de bicicletas do continente para as ilhas pode ser gratuito; verifique com a companhia a possibilidade).

A cozinha açoriana tem a sua base na cozinha portuguesa, mas é também o resultado dos seus recursos naturais e da importância estratégica do arquipélago. Aqui convergiam as muitas especiarias da Ásia e o açúcar do Brasil. E no Faial, desde o seu povoamento, convergiram pessoas de todo o mundo, trazendo novas influências. Aqui se abasteciam navios com produtos que tinham que se conservar, como salgados, biscoitos e vinho…
O que muito distingue a cozinha açoriana das outras é a forma de cozinhar e de temperar. Carnes e peixes com sabor a canela e pimenta da Jamaica, doçaria muito açucarada, muitos biscoitos para embarcar, bolos de frutas de tradição inglesa e americana são exemplos dessas influências. A cozinha Açoriana é uma cozinha de fusão que cruza Portugal com os Trópicos.
Com o que pode contar
As especialidades do Faial são os peixes, alguns mariscos, como as lapas, as carnes de vaca e de porco, linguiça, morcela, inhame, batata doce, frutas sub-tropicais, compotas, biscoitos, bolo de frutas, massa sovada, pão de milho, vinhos e licores, estes últimos maioritariamente produzidos na ilha do Pico, resultado da estreita ligação que sempre houve entre o Faial e o Pico e as suas gentes.
Nem todas as coisas se encontram nos restaurantes com facilidade e não existem os mesmos produtos ao longo de todo o ano.
Muitos dos restaurantes tem opções vegetarianas e conseguem preparar um prato vegano.
Aos intolerantes e alérgicos, recomendamos conversar com chefs ou cozinheiros.